Já não se pode utilizar a palavra “imitar”. Ao lançar Stories, o Instagram já copiou aquilo que fazia o Snapchat único. Agora a empresa do Mark Zuckerberg volta a introduzir na sua aplicação de partilha de fotografias alguns recursos até agora específicos para o Snapchat. Estamos a falar de filtros, como também de possibilidade de reproduzir um vídeo no sentido contrário. Mas há mais.
Como sabemos, tudo começou ainda no ano passado com a introdução de Stories. Seguiu o lançamento de filtros de localização ilustrados e, em abril deste ano, stickers personalizados, bem como o recurso chamado “Pinning”, uma imitação de textos e stickers 3D da aplicação concorrente. Mas o mês de maio traz mais novidades, e mais uma vez “inspiradas” no Snapchat. Filtros faciais captaram a maior atenção.
8 máscaras divertidas e vídeos ao contrário
Esta nova animação no Instagram pode ser usada tanto em fotos, como em vídeos e Boomerang. Para já ficam disponíveis oito filtros: coroa de gelo, coala, nerd, coelho, coroa de borboletas, coroa dourada de louros, pavão e maquilhagem. Mas acreditamos que esta escolha em breve será alargada, visto que no Snapchat pode contar com 19 filtros diferentes.
Outro recurso que já mencionamos pode tornar até o vídeo mais aborrecido num êxito nas redes sociais. A opção de reproduzir vídeos de trás para frente também foi disponibilizada em maio. Portanto, se sempre quis saber como será saltar de água para a rocha (ao contrário já todos sabemos), agora pode ver utilizando esta opção.
Borracha e hashtag
Apagar texto ou pintura que acabou de aplicar na sua fotografia pode não parecer grande recurso, mas a maneira como o Instagram o divulgou mostra encanto escondido desta opção. Ao aplicar uma cor, e a seguir apagar umas partes, consegue um efeito único e divertido. Desta vez, pelo menos um pouco de inovação em relação à borracha do Snapchat, que permite remover objectos ao tocar na ferramenta de tesoura.
Para personalizar a sua pesquisa, bem como adicionar informação à sua história, o Instagram introduziu a opção de hashtag. Juntamente com a localização, que utilizadores também podem adicionar às suas fotografias, torna-se mais fácil encontrar os conteúdos que lhe interessam.
Ouvem-se ainda rumores sobre uma opção que ainda está em fase de teste. O Instagram, pelos vistos, está a pensar em oferecer a possibilidade de salvar as suas fotografias num “arquivo”, para que as possa consultar e decidir mais tarde se devem ficar só para os seus olhos, ou publicadas.
Até outras novidades, partilhe a sua opinião connosco: estas mudanças fazem o Instagram mais apelativo, ou nem por isso? 🙂