Todos os amigos elogiam a sua foto do Instagram – o ambiente da festa foi bem captado, a atmosfera de verão quase se pode sentir… mas alguém queixa-se de ter ficado fora da foto! Ou pior ainda – quem não cabe na foto é você mesmo – agora que emagreceu, o Instagram obriga-lhe a cortar tudo de ombros para baixo!
Se já esteve frustrado com essas limitações, vai gostar de ouvir que Instagram fez atualização que acaba com a forma obrigatória de quadrado. A partir de 27 de agosto, dois novos formatos rectangulares são permitidos: vertical para retratos e horizontal para paisagem.
Manter a identidade
No seu comunicado, os responsáveis do Instagram salientam que formato de quadrado “é e sempre será parte da sua identificação”, mas que a prioridade tem que ser dada a maneira como os utilizadores querem partilhar os seus momentos através das fotos. Como ilustração serviu o facto de que uma em cada 5 fotos partilhadas no Instagram passou por “crop”, ou seja, foi cortada e ajustada, usando uma de muitas aplicações adicionais como por exemplo Squaready, InstaFit ou Cropic. No entanto, há quem acha (e admitimos, é mais parecido com a realidade), que os utilizadores não foram a razão número um por trás dessa decisão, mas sim as vantagens publicitárias que isso traz. Por outras palavras – as empresas que aqui se divulgam não terão de fazer os vídeos e fotos especiais para publicidade no Instagram.
Apesar de permitir formato diferente, o Instagram não quis comprometer o visual asseado do seu perfil. Lá vão ser visíveis apenas as partes centrais quadradas dos seus posts, enquanto os seus seguidores, nos seus feeds, vão poder ver a imagem no tamanho original e natural.
Tudo que é novo na versão 7.5
O novo formato vai ser possível tanto para fotos como para vídeos. Portanto, qualquer foto ou vídeo com proporções entre 1.91:1 e 4:5 é suportado. Então, o que falta fazer para finalmente poder postar aquela paisagem panorâmica espetacular que tirou nas férias, ou a foto de casamento onde, verdade seja dita, o essencial é o nosso vestido e aqueles sapatos que eram caríssimos? É simples:
- faça atualização do seu Instagram para versão 7.5, que está disponível tanto para iOS como para Android
- abra-o e escolha a imagem desejada da sua biblioteca
- ajuste a imagem usando ícone de formatação no canto inferior esquerdo (um par de setas) e movendo a imagem
- ao clicar no “Escolher” vai para ecrã de filtros que, claro, é opcional, mas quase sempre útil 🙂
- adicione descrição e, se preferir, a localização
- está pronto para upload de forma habitual, clicando no OK
Além dessa novidade, os filtros também mudaram, ficando a mesma escolha de filtros para imagens e vídeos. Entretanto, se gostar dum certo filtro, mas quiser ajustar a intensidade dele, com esta atualização já poderá fazer isso.
A pesquisa na Instagram também foi melhorada, facilitando a procura de pessoas, tags ou lugares. E a função Explore agora traz tudo que há de novo, em forma de fotos.
Pró e contra
Depois de cinco anos e 300 milhões de utilizadores, alguns deles vão sentir-se desapontados com essa mudança. A imagem de marca do quadrado dava a Instagram um certo charme vintage, fazendo uma homenagem a fotografia feita com Polaroid. Nos anos 70, a imagem instantanea era associada a imagem quadrada, com a ideia de capturar momento, sem muitos pormenores a qualidade, nem a possibilidade de ajustar zoom ou a luz. E é exatamente esse o conceito do Instagram. Uma das possíveis desvantagens dessa versão é a visualização desagradável das paisagens no telemóvel. Legendas, comentários e hashtags têm mais espaço, e assim tiram o impacto da própria imagem. E em vez de visualizar só uma foto, agora o seu ecrã vai mostrar partes das outras fotografias também, tirando o foco e a impressão estética daquilo que lhe interessa.
Já experimentou o novo Instagram? Qual é a sua primeira impressão? Valeu a pena ou não?