
Nesta era digital, não é possível encontrar um gadget sem cartão de memória. Desde as suas câmaras digitais atđe os seus smartphones mais pequenos, este pedaço de plástico atende a todas as suas necessidades de armazenamento.
Há muitas opções de cartões de memória, de microSD a flashcards compactos. Leia mais sobre os diferentes cartões de armazenamento no nosso post, Guia de compra de cartões de memória.
Neste post, ajudamos a descobrir a maneira correta de usar os cartões de memória e como cuidar deles para prolongar a sua vida. Também abordamos como dispositivos Android, como seus smartphones e tablets, podem usar esses cartões de memória. Então, vamos começar a descobrir tudo sobre cartões de memória!
Práticas recomendadas a serem seguidas ao usar cartões de memória
Seguir as melhores práticas recomendadas é sempre uma boa ideia. Essas dicas ajudarão a garantir que os seus cartões de memória durem mais e a evitar problemas frequentes.
Formate os seus cartões no dispositivo
Embora seja possível formatar os seus cartões de memória no seu computador, o resultado pode não ser compatível com o dispositivo com o qual pretende usá-lo. Formatar os seus cartões nos seus dispositivos, como câmaras, permitirá criar diretórios e caminhos apropriados que o dispositivo pode gerir facilmente.
Evite usar o mesmo cartão em vários dispositivos
Mesmo se estiver a trocar cartões entre câmaras, existe o risco de corromper os dados neles. Para evitar corrupção de dados de média digital ou possível mau funcionamento, reformate o seu cartão no novo dispositivo. O melhor será usar um cartão diferente para dispositivos diferentes.
Não deixe os seus cartões inativos
Os cartões de memória não são projetados para armazenamento de longo prazo. No máximo, em condições ideais, um cartão de memória guardará os seus dados com segurança por cerca de 10 anos. Para continuar a armazenar os seus dados, deve copiá-los para o seu computador e reformatar o seu cartão antes de copiar todos os dados de volta para ele.
Confie num leitor de cartão

Embora exista a opção de usar um cabo USB para transferência de dados, é recomendável investir num leitor de cartão de memória para transferir os dados com segurança e confiabilidade. Esses dispositivos também reduzem o risco de corromper os dados do seu cartão, além de permitir transferências mais rápidas.
Use o tamanho adequado
Pode achar prático usar o seu cartão MicroSD no slot SD do seu dispositivo, dado o preço. No entanto, isso pode causar danos ao cartão e até mesmo corromper os dados nele contidos. Os adaptadores nesses cartões podem não ser capazes de lidar com as necessidades de dados do dispositivo e, portanto, essa combinação não é ideal.
Faça a manutenção adequada
Como com qualquer outro produto, certifique-se de manter os seus cartões de memória limpos e secos. As conexões eletrónicas funcionam dentro de uma faixa de temperatura, portanto, não exponha os seus cartões a temperaturas altas. Além disso, certifique-se de não os expor a correntes elétricas / magnéticas. Considere usar um suporte de cartão de memória para os proteger das condições meteorológicas.

Cuidados com cartão de memória para fotógrafos
Muitos dos smartphones mais novos estão a abandonar a opção de cartões de memória externos e adotar a alternativa de armazenamento em nuvem. Mas para fotógrafos e cinegrafistas, os cartões de memória são um elemento muito importante.
Nesta seção, abordamos alguns factos cruciais sobre a manutenção de cartões de memória para câmaras.
Quando formatar um cartão
A seguir estão algumas condições em que deve formatar ou reformatar os seus cartões de memória SD, SDXC e SDHC.
Uso regular
Os cartões de memória usados regularmente devem ser regularmente formatados. Se tirar muitas fotos e excluir ou transferir dados regularmente, considere formatar o seu cartão pelo menos uma vez por mês.
Erros e problemas
Se encontrar um erro no cartão ou qualquer outro problema ao usar o cartão de memória, talvez seja hora de o formatar. O erro pode ser devido a um vírus de computador que se infiltrou durante a transferência de dados, ou devido a um sistema de arquivos corrompido.
Troca de câmaras
Também é recomendável formatar o cartão de memória se estiver a usá-lo em outro dispositivo. Formate o cartão no novo dispositivo para que seja mais fácil usá-lo.
Cartões compartilhados
Compartilhar é bom, mas não quando outra pessoa pode acessar os seus dados. Ao dar os seus cartões de memória para outra pessoa, considere formatá-los duas vezes. Faça um passo extra e preencha o cartão com imagens de domínio público e formate novamente.
SO diferente
Deve reformatar o seu cartão se for usá-lo com um sistema operacional diferente, pois os sistemas de arquivos entre eles podem variar.
Como formatar um cartão de memória SD na câmara

Deve sempre formatar os seus cartões de memória nas câmaras onde pretende usá-los. Isso ajuda a evitar possíveis erros de armazenamento e possíveis caminhos que corrompem o sistema de arquivos. O processo de formatação pode variar entre as marcas, portanto, leia o manual que os acompanha antes de prosseguir.
Aqui está uma abordagem geral para formatar cartões na sua câmara.
- Certifique-se de ter feito backup dos dados do seu cartão de memória.
- Certifique-se de que a sua câmara esteja totalmente carregada para evitar que problemas de energia interrompam o processo de formatação.
- Desligue a câmara e insira o cartão de memória no slot de cartão adequado.
- Ligue a sua câmara.
- Selecione Menu na sua câmara.
- Escolha Formatar no menu Configuração e procure a opção para formatar o cartão de memória.
- Confirme a sua seleção e espere até que a câmara formate o cartão de memória.
- Quando a formatação estiver concluída, poderá desligar a câmara.
Os dados podem ser recuperados de cartões de memória SD formatados?
Os arquivos de dados não são completamente apagados quando formata o seu cartão de memória SD. O processo simplesmente remove a referência aos arquivos e os mostra como vazios para que o dispositivo os substitua. É possível recuperar os dados com ferramentas de software de recuperação de dados que pode usar no seu computador.
No entanto, pode ser impossível recuperar dados de um cartão de memória que já foi sobregravado. Para evitar estar em tal situação, deve fazer backup dos seus dados regularmente e rotular os seus cartões de memória. Usar vários cartões com armazenamento não superior a 32 GB ou 64 GB, se possível, também ajudará a reduzir o risco de perder os seus dados.

Cuidar dos seus cartões de memória
Cuidar do seu cartão de memória não termina com a formatação na sua câmara. Para garantir que dure muito tempo e ofereça um desempenho ideal, aqui estão algumas práticas que deve seguir.
Perigo de erro
Se apagou fotos acidentalmente, ou vê erro no ecrã da câmara, pare de usá-la imediatamente. Esse passo simples impedirá que perca os seus dados ou os sobrescreva. Pode então usar uma ferramenta de recuperação de dados para recuperar imagens perdidas.
Desligue para remover
Embora a tecnologia tenha avançado o suficiente para evitar choques elétricos, é sempre um bom hábito desligar a câmara antes de remover o cartão de memória. No entanto, recomendamos não desligar e remover o cartão imediatamente após tirar as suas fotos e vídeos.
Não apague na câmera
Quando precisar de apagar imagens ou dados do cartão de memória da sua câmara, faça-o no seu computador ou portátil. Apagar imagens na sua câmara criará bolsos vazios no sistema de arquivos, que a sua câmara tentará preencher. Isso pode causar a sobregravação, o que deve evitar.
Como prática recomendada, sempre carregue as suas imagens no seu computador e apaga dados desnecessários. Isso também permitirá apagar várias fotos ao mesmo tempo.
Ejetar o cartão
É altamente recomendável usar um leitor de cartão de alto desempenho em vez de se conectar diretamente ao seu computador. Quando terminar de usar os seus cartões de memória, ejete os cartões para garantir que os dados não sejam corrompidos. Normalmente, pode fazer isso com um simples clique com o botão direito do mouse, escolhendo a opção Ejetar.
Ficar carregado
Certifique-se sempre de que as baterias da câmara estejam totalmente carregadas e não desligam enquanto estiver no meio da filmagem. Os arquivos podem ser corrompidos se a sua câmera desligar no meio de gravação. Sempre dê tempo suficiente para que os seus cartões gravem os dados antes de desligar a câmara, e nunca remova os cartões com a câmara ligada.
Velocidade importa
O seu cartão de memória deve corresponder à tarefa à qual é destinado. Vídeos, múltiplas fotos seguidas, e ficheiros similares exigem cartões que podem transferir dados rapidamente. Se perceber que o seu cartão está atrasado, pode ser porque tem taxa de transferência lenta, ou precisa de ser reformatado.

Não exagere com memória
Pode querer usar completamente um cartão antes de passar para o próximo. Mas fazer isso pode causar um erro que pode corromper o cartão. Tenha em mente a capacidade do cartão enquanto tira as fotos. A maioria das câmaras também informará quando estiver a atingir o limite.
Smartphones, tablets e cartões de memória
Os dispositivos portáteis estão a optar pelo armazenamento em nuvem em vez de depender de memória externa. No entanto, ainda pode encontrar dispositivos que suportem cartões de memória com slots dedicados ou slots compartilhados com os cartões SIM.

Quais são opções de armazenamento interno ou externo em smartphones?
Nem todos os telemóveis oferecem a opção de usar o seu cartão de memória como armazenamento interno. Mas se permitir, poderá usá-lo para atuar como memória do telefone. O armazenamento interno permite salvar aplicações, dados e processos em segundo plano, liberando a memória nativa do telefone para permitir um melhor desempenho.
No entanto, remover o cartão que atua como armazenamento interno pode significar que o seu telemóvel não pode funcionar como deveria. Além disso, quando o cartão é usado como armazenamento interno, o telemóvel o grava e lê à sua maneira, o que significa que outros dispositivos não poderão usá-lo.
Como armazenamento externo, está limitado a simplesmente armazenar dados como seus documentos, músicas e outros arquivos. Isso permitirá uma fácil transferência entre dispositivos, que não é possível com armazenamento interno.
Como definir um cartão como armazenamento interno ou externo
Quando deseja escolher um cartão para armazenamento interno no seu dispositivo Android, é recomendado um cartão de memória rápido. O seu dispositivo deve ser capaz de notificá-lo se a velocidade do seu cartão não estiver adequada.
Depois de instalar o cartão de memória no dispositivo, uma notificação aparecerá no ecrã e apresentará a opção de configuração. Aqui pode escolher se deseja definir o cartão como armazenamento interno ou externo. Para armazenamento interno, tem a opção de migrar os dados depois, acessando o menu Configurações, e a seguir Armazenamento e USB, cartão SD, e selecionando Migrar dados.
Para cartões de armazenamento portáteis, após a configuração, verá Explorar opções para transferir dados. Como alternativa, vá para o menu Configurações, e a seguir Armazenamento e USB, cartão, que abrirá o Gestor de arquivos.
Pronto para Transferir!
Cartões de memória, seja um cartão SDXC ou um cartão Compact Flash, permitem armazenar todas as suas memórias e criações. Com o equipamento de proteção certo para armazenamento, e manutenção adequada, eles devem durar muito tempo.
Se precisa de um cartão de memória novo ou um novo gadget para usá-lo, entre em contato conosco para fazer a escolha certa para si!